A pós-graduação stricto-sensu é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma área específica, ampliando suas qualificações para o mercado de trabalho (mestrado), ou para pesquisa, ensino ou solução de problemas extremamente complexos encontrados nas organizações (doutorado).

Na linha de Engenharia de Dados e Conhecimento, e no PESC, alunos e alunas realizam 8 cadeiras no mestrado e mais 4 para o doutorado. Em ambos os casos apresentam e no final defendem um projeto de pesquisa, sendo que no caso do doutorado deve haver uma contribuição original significativa para o tema analisado. Na COPPE, porém, o mestrado também tem um nível bastante alto e a grande maioria dos trabalhos da linha contém uma proposta original e significativa.

Nas cadeiras, os alunos e alunas recebem notas em letras (A,B,C, e D), onde D é uma reprovação. Para defender seu mestrado ou doutorado devem ter a média B ou maior.

Estes foram as cadeiras já ministradas pelos professores(a) da Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento. As mais recentes estão marcadas em negrito.

Para saber mais sobre o trabalho da linha, veja as explicações sobre nossa pesquisa.

As cadeiras também podem ser feita na forma de cadeira livre, registradas no Sistema Acadêmico da UFRJ, valendo um certificado. Outra opção é assistir como ouvinte. Ambos os casos dependem da aceitação explícita do professor e da disponibilidade de vagas.

Alunos de graduação da UFRJ são bem vindos para assistirem ou se matricularem nas cadeiras.

Alunos de pós-graduação de outras instituições também podem fazer as cadeiras da linha e aproveitarem em seu boletim, porém devem pedir informações no seu programa de pós-graduação de como isso é feito. A COPPE fornece um certificado em forma de carta para comprovar presença e nota.