A linha de Engenharia de Dados e Conhecimento, uma linha de pesquisa do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, foi criada como uma evolução da Linha de Banco de Dados, de forma a deixar clara a evolução da Computação e das pesquisas dos professores da linha para uma visão mais ampla da importância do conhecimento no mundo pós-moderno.

Apresentação da Linha na Semana PESC 2021

A Sociedade da Informação, detectada desde o aparecimento dos instrumentos de comunicação de massa, principalmente a televisão, chegou muito além do imaginado com a popularizão da internet. Com o crescimento das capacidades de processamento, armazenamento e telecomunicação, e o aumento da quantidade de dados gerados e disponíveis, novas técnicas, como o Aprendizado de Máquina, podem agora ser utilizadas em todas as áreas do comércio, indústria e pesquisa. Conceitos como Computação em Nuvem e Internet das Coisas aumentam o desafio a nós proposto.

É essencial entender e dominar essas questões, principalmente como caminho para o desenvolvimento do Brasil. Para isso, a missão de ensino, para formar quadros de alta competência, é fundamental para nossa linha.

Na Sociedade da Informação, a educação não é uma mera amenidade, mas a ferramenta primordial para o crescimentos das pessoas e dos lucros. (John Naisbitt)

Grande parte do nosso trabalho, há mais de 30 anos, é a base do que hoje se chama Ciência de Dados: pesquisamos formas de armazenar, modelar, processar, visualizar e tomar decisões baseadas em dados, transformando-os em informação e conhecimento.

Para isso, nos baseamos em algoritmos, heurísticas, técnicas, métodos e metodologias que nasceram nas áreas de Banco de Dados, Inteligência Artificial, Inteligência Computacional e Engenharia de Software. O Aprendizado de Máquina é ferramenta essencial em nosso trabalho.

Nossos professores e pesquisadores apresentam um amplo espectro de atuação que vai desde a pesquisa de novos algoritmos a análise, e previsão, do comportamento da sociedade.

Nossos alunos e alunas, de mestrado e doutorado, escolhidos entre os melhores candidatos anualmente, enfrentam desafios no estado da arte, propondo soluções para problemas práticos e teóricos, mas sempre com o foco na aplicação na sociedade.

O futuro está à nossa porta, e devemos estar preparados para isso, o que dirige o trabalho do nosso Laboratório do Futuro. Para chegar lá temos que vencer desafios tecnológicos, como a compreensão de textos por computadores, e o uso de computação na Ciência.

A sociedade, o trabalho, a educação, a pesquisa e as pessoas e organizações se tornaram híbridas, cibernéticas e “figitais”, sendo cada vez mais identificadas como uma mistura de suas presenças físicas e digitais. A Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento não só se preocupa em como isso acontecerá, mas também com as consequências disso para o Brasil e para a humanidade.

Conheça um pouco mais sobre nosso trabalho visitando as páginas desse site. Você pode começar pelas nossas pesquisas, pelas dissertações e teses defendidas, ou pelas artigos em congressos e revistas.

Nossa linha também divide seu trabalho em laboratórios, como o Laboratório do Futuro, o LUDES e o LINE.

Mais informações…