Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação
(visite o site do LUDES e sua página no YouTube)
Jogos são atividades sociais e culturais voluntárias, significativas, fortemente absorventes, não-produtivas, que se utilizam de um mundo abstrato, com efeitos negociados no mundo real, e cujo desenvolvimento e resultado final é incerto, onde um ou mais jogadores, ou equipes de jogadores, modificam interativamente e de forma quantificável o estado de um sistema artificial, possivelmente em busca de objetivos conflitantes, por meio de decisões e ações, algumas com a capacidade de atrapalhar o adversário, sendo todo o processo regulado, orientado e limitado, por regras aceitas, e obtendo, com isso, uma recompensa psicológica, normalmente na forma de diversão, entretenimento, ou sensação de vitória sobre um adversário ou desafio (Xexéo et al., 2017).
O laboratório, coordenado pelo professor Geraldo Xexéo, tem como finalidade investigar metodologias de desenvolvimento de jogos e como aplicar jogos para ajudar a sociedade, indo em direção à criação de jogos com propósito.
Nossas pesquisas recentes incluem gamificação, modelagem de jogos e a criação de jogos que resolvem problemas sem que o jogador se perceba disso.
São objetivos do projeto maior do LUDES relacionados a Jogos Educacionais e de Divulgação Científica:
- Desenvolver jogos educacionais e de divulgação científica, com aplicações em diversas áreas.
- Classificar e relacionar heurísticas de criação de jogos educacionais.
- Contribuir com a uniformização, para a língua portuguesa, de termos relacionados a jogos desenvolvidos com o propósito de comunicação científica voltada ao grande público.
- Aperfeiçoar as metodologias e ferramentas desenvolvidas pelo LUDES para o projeto e desenvolvimento de jogos educacionais.
- Avaliar e divulgar resultados.