O professor Geraldo Xexéo (PESC) e seus co-autores do coletivo “Ludus Magisterium”, convidam para o lançamento do livro “Jogos de Tabuleiro na Educação”, na Livraria Leitura, sábado, dia 21 de maio, de 11 às 14h – Rua do Ouvidor, 98 – Centro. Este livro fala sobre a exploração do vasto mundo dos jogos de tabuleiro pelo viés educacional. Nos diversos segmentos formais da educação, professores começam a levar esses jogos para o ambiente em que atuam, a elaborar estratégias de uso e a pesquisar sobre o tema. Esses educadores ainda são poucos, mas […]
O profa. Marta Mattoso conta, em entrevista, um pouco da história da sua colaboração com o INRIA, principalmente com os professores Patrick Valduriez and Esther Pacitti. Ela também fala do que acredita serem os próximos passos dessa colaboração: From my point of view, the next steps are towards addressing challenges with the new generation of heterogeneous high performance computing environments to efficiently process and analyze data combined with machine learning advances. Once again, having supercomputers at COPPE, LNCC and Inria provides us the high-performance infrastructure to work on these topics. Leia a íntegra […]
O Laboratório do Futuro lançou o relatório: O Futuro do Emprego no Brasil: Estimando o Impacto da Automação Resumo Com o avanço da 4ª Revolução Industrial, as discussões sobre o Futuro do Trabalho se intensificam ao redor do mundo. No Brasil, onde a taxa de desemprego está acima dos 11%, as preocupações sobre o emprego focam no curto prazo e o futuro tende a ser deixado de lado. Dado esse contexto, o presente relatório foca no impacto de novas tecnologias sobre o emprego no Brasil. A análise realizada se baseia numa estimativa da […]
O Laboratório do Futuro lançou o relatório técnico: Working in 2050: A view of how changes on the work will affect society Resumo Esse relatório explora três cenários possíveis para o Trabalho em 2050: um cenário pessimista, no qual o desenvolvimento e novas tecnologias vai causar desemprego e crise econômica; um cenário otimista, no qual o desenvolvimento e novas tecnologias vão trazer riqueza e um estado de bem-estar social; e um cenário provável, no qual o desenvolvimento de novas tecnologias vão trazer alguns benefícios para a sociedade, bem como alguns desafios. A importância […]
O Laboratório do Futuro lançou o relatório técnico: Healthcare 2030: A view of how changes on technology will impact Healthcare in 2030 Esse relatório explora três cenários possíveis para o Trabalho em 2050: um cenário pessimista, no qual o desenvolvimento e novas tecnologias vai causar desemprego e crise econômica; um cenário otimista, no qual o desenvolvimento e novas tecnologias vão trazer riqueza e um estado de bem-estar social; e um cenário provável, no qual o desenvolvimento de novas tecnologias vão trazer alguns benefícios para a sociedade, bem como alguns desafios. A importância desse […]
Aplicativo Minha Saúde – Ganha Prêmio InovaCidade 2020 no evento Smart City Business America em 19/10/2020. O Aplicativo Minha Saúde, fruto do desenvolvimento da empresa incubada LEMOBS, com a Empresa ProntLife, com Laboratório de Informática Médica do PESC, com o LNCC e com a UNIFEI está sendo usado por cerca de 700 prefeituras, em 6 países. É gratuito para cidadãos e prefeituras – clique aqui. O aplicativo se encontra nas lojas da Apple e do Android.
A Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento acaba de publicar um Catálogo de Iniciativas de Igualdade STEM, mostrando movimentos brasileiros que buscam aumentar a participação feminina nessas áreas (Science, Technology, Engineering and Mathematics), empoderando as mulheres e em busca da igualdade de gênero. O Catálogo, que está sob atualização contínua, pode ser encontrado no site https://www.igualdadestem.com e foi criado pelo Laboratório do Futuro (PESC/COPPE), pelo LUDES (PESC/COPPE), pelo Departamento de Matemática do Instituto Técnico de Lisboa e pelo Labore. Se você faz parte de um movimento desse tipo, cadastre-o no mesmo site!
O altamente produtivo Lincoln Costa, aluno da linha de Engenharia de Dados e Conhecimento, ganhou o segundo lugar entre os short papers da trilha Arte & Design do SBGames 2020. O professor Geraldo Xexéo é co-autor. O artigo se chama Aplicação de Variantes para Desenvolvimento de um Jogo Sério Sobre Covid-19: Estudo de Caso Xô Corona e, como diz o nome, mostra como variantes podem ser usadas para criar um jogo com propósito a partir de algo já existente. A linha também teve outros quatro artigos aceitos no Simpósio, por meio do LUDES. […]
Esse é o blog da Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento A Linha é a evolução da antiga Linha de Banco de Dados, demonstrando as mudanças que aconteceram no mundo nos últimos anos.