O Futuro do Emprego no Brasil: Estimando o Impacto da Automação

O Laboratório do Futuro lançou o relatório: O Futuro do Emprego no Brasil: Estimando o Impacto da Automação

Resumo

Com o avanço da 4ª Revolução Industrial, as discussões sobre o Futuro do Trabalho se intensificam ao redor do mundo. No Brasil, onde a taxa de desemprego está acima dos 11%, as preocupações sobre o emprego focam no curto prazo e o futuro tende a ser deixado de lado.

Dado esse contexto, o presente relatório foca no impacto de novas tecnologias sobre o emprego no Brasil. A análise realizada se baseia numa estimativa da probabilidade de automação para cada uma das mais de 2.500 ocupações brasileiras. Com base nessa estimativa, é feito um cruzamento com outras informações sobre os trabalhadores e as empresas. Além disso, o relatório traz uma explora o impacto da automação sobre cada um dos municípios do país.

Os resultados do estudo mostram que 60% do emprego no Brasil deve ser altamente impactado pela automação nas próximas décadas com diferentes grupos de municípios sendo impactados em graus diferentes. A análise também indica que os grupos sociais mais vulneráveis serão os mais impactados.

Os autores são:

Yuri de Oliveira Lima
Julia Celia Mercedes Strauch
Maria Gilda Pimentel Esteves
Jano Moreira de Souza
Miriam Barbuda Fernandes Chaves
Daniel Takata Gomes